/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg?banner=header&when=1770017526&who=220
/apidata/imgcache/fb41074e96641572adfc6eb5359d0028.png?banner=top&when=1770017526&who=220

Quem somos

Alimente-se de informação!

Atualizado em 01/12/2025 às 22:12, por Rosiana Alda.

Banner do portal Esther de jornalismo ambiental

Banner da Esther de jornalismo ambiental | Canva/Rosiana Alda

O portal Esther é um infoproduto da Agência Esther® e um veículo de comunicação independente que atua com pautas relacionadas ao meio ambiente, saúde, agroecologia, direitos humanos e bem-estar para as pessoas que vivem em regiões periféricas. Nascemos do forte desejo da nossa fundadora, Rosiana Alda, em combater os desertos de notícias e desertos alimentares em regiões onde existem tantas histórias boas para contar. 

Acreditamos que as soluções baseadas na natureza sejam o caminho para a preservação dos recursos naturais, conscientização coletiva e mais justiça climática. Nossas pautas analisam, apuram e buscam a verdade. 

/apidata/imgcache/b4579e57e49be585de9255b628ffefd4.png?banner=postmiddle&when=1770017526&who=220

Temos um espaço aberto ao diálogo, onde unimos a informação com a ciência e os saberes ancestrais. 

Nosso propósito 

Combater os desertos alimentares por meio do acesso à informação, eventos ecológicos e apoio de uma rede de pessoas apaixonadas pela natureza e pelo desenvolvimento sustentável, onde o conteúdo seja a semente cultivada em solo fértil. 

Nossos valores 

Atuar sem conflitos de interesse, ouvindo a população e defendendo o direito à informação e à boa alimentação de todos. 
 


Sobre a Rosiana Alda

Rosiana Alda em uma chácara com cachoeira. Foto: Aparecida Narcizo

Nasci em uma pequena cidade do interior de São Paulo e cresci rodeada pela natureza. Brinquei em cachoeiras, comi muitas frutas direto do pé em uma época onde a vida acontecia desconectada. Vi as águas que tanto molhei os pés ficarem impróprias ou desaparecerem. O acesso à alimentação agroecológica, até hoje, é um desafio aos meus conterrâneos.

A inquietude sempre fez parte de mim e fazer um jornalismo que, de fato, faça a diferença na vida das pessoas é o que me guia e, desde 2013, um MTB me acompanha nesta jornada. 

Atuei como produtora de TV, redatora, social media e repórter freelancer. Escrevi para a Beauty Fair, Ijnet, Observatório de Favelas e Climate Tracker. Produzi o piloto do videocast Sustenta com o programa Acelerando Negócios Digitais. Em 2019, a Agência Esther saiu do papel e passou a ser uma realidade.

Hoje, sinto que a informação e o conhecimento são nossas únicas armas contra um sistema bilionário de manipulação dos fatos. Sigo firme em uma missão de produzir um conteúdo que seja de interesse público, principalmente para aqueles que, historicamente, tiveram suas vozes silenciadas, mas que são grandes potências para o meio ambiente: as mulheres. 

2025 marca o novo ciclo, onde a agência passa a ter um portal de jornalismo ambiental e une forças com centenas de jornalistas apoiados pelo Mais Pelo Jornalismo (MPJ). 
 


Como semeamos a informação em nossa agência

Nossa sustentabilidade financeira é mantida com editais, projetos com outros veículos de comunicação e apoio coletivo. Além disso, as empresas, fundações e institutos que queiram apoiar o nosso conteúdo, recebem conteúdos produzidos pela nossa equipe para as redes sociais, fotos profissionais, vídeos, criação de sites e planejamentos estratégicos.

 



Agência Esther, alimente-se de informação!